quinta-feira, 4 de março de 2010

Falando de Barra do Piraí

Barra do Piraí é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º28′12″ sul e a uma longitude 43º49′32″ oeste, estando a uma altitude de 363 metros. Sua população estimada em 2004 era de 93 277 habitantes.
Possui uma área de 582,1 km².
Localizada no centro da região Sul Fluminense, fica a uma distância da cidade do Rio de Janeiro de aproximadamente 127 km. Faz fronteira com os municípios de Valença, Vassouras, Mendes, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.
Barra do Piraí é composta de 6 distritos: Barra do Piraí (sede), Ipiabas, Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo e Califórnia.
O nome do município é devido ao fato do rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul.
Principais atividades: agricultura, indústrias metal-mecânicas e agropecuária.
Barra do Piraí orgulha-se de ter sido o maior entroncamento ferroviário da América Latina, dando acesso ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Por suas terras passavam duas importantes linhas ferroviárias: a Estrada de Ferro Central do Brasil e a Rede Mineira de Viação.
Foi a primeira cidade emancipada no regime republicano. Sua emancipação deu-se em 10 de março de 1890 e seu emancipador foi José Pereira de Faro, o Terceiro Barão do Rio Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário